O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou nesta terça-feira (17) reunião com os chefes dos Três Poderes para tratar dos incêndios florestais.
Entre os convidados para a reunião estão os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.
Segundo o Planalto, a reunião visa planejar ações para combater as queimadas com a colaboração dos outros poderes.
Além disso, o governo planeja anunciar uma série de medidas provisórias (MPs) assinadas por Lula. Entre elas, um socorro financeiro para os produtores rurais afetados pela intensificação das queimadas.
O Planalto pode ainda convidar governadores dos estados mais afetados pelos incêndios para participar.
Caso isso não ocorra nesta terça-feira, o governo marcará uma nova reunião com os governadores para esta semana.
Incêndios criminosos
A Polícia Federal suspeita que alguns incêndioss no Brasil foram provocadas por ações coordenadas, com vários focos de incêndio surgindo simultaneamente.
Além disso, o ministro do STF, Flávio Dino, também acredita que a ação humana possa estar envolvida e determinou medidas para enfrentar os incêndios na Amazônia e no Pantanal.
Dino autorizou o governo federal a emitir créditos emergenciais fora dos limites fiscais para combater os incêndios.
Em Brasília, o fogo consome a vegetação do Parque Nacional, e há suspeitas de que o incêndio tenha sido iniciado de forma intencional.
A Polícia Federal investiga a origem do incêndio no Parque Nacional de Brasília, que já consumiu 700 hectares da área protegida.
Como resultado, a capital federal amanheceu encoberta por fumaça pelo segundo dia consecutivo.
Além disso, Barroso destacou a preocupação do presidente Lula com a impunidade desses delitos.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.