Ícone do site Portal Norte

Lula convoca chefes dos Poderes para reunião sobre incêndios florestais

Lula convoca reunião de emergência para tratar dos incêndios florestais.

Lula convoca reunião de emergência para tratar dos incêndios florestais. Foto: Reprodução/Vídeo Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou nesta terça-feira (17) reunião com os chefes dos Três Poderes para tratar dos incêndios florestais.

Entre os convidados para a reunião estão os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

Segundo o Planalto, a reunião visa planejar ações para combater as queimadas com a colaboração dos outros poderes.

Além disso, o governo planeja anunciar uma série de medidas provisórias (MPs) assinadas por Lula. Entre elas, um socorro financeiro para os produtores rurais afetados pela intensificação das queimadas.

O Planalto pode ainda convidar governadores dos estados mais afetados pelos incêndios para participar.

Caso isso não ocorra nesta terça-feira, o governo marcará uma nova reunião com os governadores para esta semana.

Incêndios criminosos

A Polícia Federal suspeita que alguns incêndioss no Brasil foram provocadas por ações coordenadas, com vários focos de incêndio surgindo simultaneamente.

Além disso, o ministro do STF, Flávio Dino, também acredita que a ação humana possa estar envolvida e determinou medidas para enfrentar os incêndios na Amazônia e no Pantanal.

Dino autorizou o governo federal a emitir créditos emergenciais fora dos limites fiscais para combater os incêndios.

Em Brasília, o fogo consome a vegetação do Parque Nacional, e há suspeitas de que o incêndio tenha sido iniciado de forma intencional.

A Polícia Federal investiga a origem do incêndio no Parque Nacional de Brasília, que já consumiu 700 hectares da área protegida.

Ontem, Mauro Oliveira Pires, presidente do Instituto Chico Mendes (ICMBio), afirmou que o incêndio em Brasília é criminoso.

Como resultado, a capital federal amanheceu encoberta por fumaça pelo segundo dia consecutivo.

Nesta semana, Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu à polícia e ao Poder Judiciário que tratem os crimes ambientais com a seriedade.

Além disso, Barroso destacou a preocupação do presidente Lula com a impunidade desses delitos.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

Sair da versão mobile