De acordo com a plataforma IQAir, a qualidade do ar em Brasília (DF) está insalubre e prejudicial, principalmente para pessoas com saúde sensível. Isso, devido às queimadas que castigam o Distrito Federal.
Atualmente, a concentração de partículas de poeira no ar (PM 2,5) está 11,1 vezes acima do valor anual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Essas partículas pequenas podem causar sérios problemas respiratórios, especialmente em pessoas com asma, idosos e crianças.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) reforçou a importância de os moradores tomarem precauções, como evitar atividades ao ar livre, para proteger sua saúde.
O governo local também deve monitorar e adotar medidas para reduzir a poluição do ar, visando melhorar a qualidade de vida da população.
Fogo e Fumaça
O fogo consome o Parque Nacional de Brasília e ainda não foi controlado. Nesta terça-feira (17), Brasília amanheceu encoberta por fumaça das queimadas pelo segundo dia consecutivo.
Além das chamas no Parque Nacional, queimadas simultâneas ocorrem por todo o Distrito Federal. Com isso a situação se agravou.
A Polícia Federal investiga a origem do incêndio no Parque Nacional de Brasília, que já consumiu mais de 700 hectares da área protegida.
Ontem, Mauro Oliveira Pires, presidente do Instituto Chico Mendes (ICMBio), afirmou que o incêndio em Brasília é criminoso.
Medidas locais
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou nesta segunda-feira (16) a suspensão das férias dos bombeiros para auxiliar no controle do fogo.
Além disso, escolas também suspenderam as aulas por causa da fumaça e péssima qualidade do ar.
Por fim, o DF segue em alerta também para a seca extrema e baixa humidade do ar.