Brasília enfrenta o pior período sem chuva dos últimos 60 anos, sendo a segunda capital do país com mais dias sem chuva.
Há 147 dias sem precipitações, a capital federal perde apenas para a capital mineira, Belo Horizonte (MG), que completou 151 dias nesta terça-feira (17). É o que mostra o ranking do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Além de Brasília sem chuva, o ranking das 10 cidades que mais estão sofrendo com a seca inclui Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Palmas (TO) e Manaus (AM).
Confira o top 10:
1- Belo Horizonte (MG): 151 dias;
2- Brasília (DF): 147 dias;
3- Goiânia (GO): 145 dias;
4- Cuiabá (MT): 122 dias;
5- Palmas (TO): 120 dias;
6- Teresina (PI): 57 dias;
7- São Luís (MA): 48 dias;
8- Fortaleza (CE): 26 dias;
9- Manaus (AM): 10 dias;
10- Macapá (AP): 8 dias.
Seca e queimadas
O Distrito Federal enfrenta a maior estiagem das últimas seis décadas em Brasília. Só houve uma seca com intervalo de tempo maior na história da capital, sendo registrada em 1963, quando foram 163 dias sem chuva.
Para piorar o cenário climático da cidade, o fogo consome o Parque Nacional de Brasília e ainda não foi controlado. Nesta terça-feira (17), Brasília amanheceu encoberta por fumaça das queimadas.
De acordo com a plataforma IQAir, a qualidade do ar em Brasília (DF) está insalubre e prejudicial, principalmente para pessoas com saúde sensível.
Além das chamas no Parque Nacional, queimadas simultâneas ocorrem por todo o Distrito Federal. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM-DF) afirmou que está atendendo a 32 chamados de incêndios florestais em diversos pontos da cidade.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.