O Instituto Butantan deve enviar, nas próximas semanas, a vacina brasileira contra a dengue para avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Informação foi anunciada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quarta-feira (18), durante o lançamento do plano de ação para prevenir os impactos da dengue e outras doenças virais no país.
Na ocasião, a ministra pontuou que a vacina é “estratégica” no combate à dengue. “Já temos uma estimativa para o ano que vem, tudo dando certo, de 1 milhão de doses para os próximos anos. Mas teremos novidades após encaminhamento à Anvisa”, destacou.
A ministra ainda afirmou que o Brasil foi o único país a incorporar o imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS). “Essas doses foram pactuadas com estados e municípios sobre como seriam distribuídas. São 9 milhões de doses”, destacou ela em referência às doses da vacina da fabricante Takeda.
O cronograma da vacinação ainda deve ser anunciado. A pasta também confirmou que um total de R$1bilhão foram investidos para a fabricação de vacinas.
Segundo o governo, o investimento do plano de combate à doença é de cerca de R$ 1,5 bilhão para ações de prevenção. As medidas serão intensificadas no período entre os picos de casos.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.