Ícone do site Portal Norte

Três pessoas foram presas no DF por suspeitas de provocar incêndios florestais

O delegado João Maciel Claro disse que a Polícia Civil está investigando todos os incêndios no DF. Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

O delegado João Maciel Claro disse que a Polícia Civil está investigando todos os incêndios no DF. Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu três pessoas nos últimos cinco dias, suspeitas de provocar incêndios florestais.

A prisão mais recente ocorreu nesta quarta-feira (18), de forma preventiva, durante a Operação Curupira. Essa operação faz parte de uma força-tarefa para identificar e punir os responsáveis por queimadas.

De acordo com a PCDF, um homem de 50 anos foi detido acusado de atear fogo em um terreno no Lago Oeste, perto do Parque Nacional de Brasília.

A PCDF informou ainda que durante as investigações, o suspeito teria ameaçado servidores do ICMBio com um facão enquanto tentavam conter o fogo.

“O homem foi indiciado por crimes ambientais e, se condenado, pode pegar até 13 anos de prisão. Ele permanece à disposição da Justiça”, destacou a PCDF em nota.

Como consequência, o fogo se alastrou para outras propriedades e para áreas de proteção ambiental. O fato aconteceu no dia 12 de agosto.

“A partir daí, começamos as investigações. Ouvimos cerca de sete chacareiros da região e mais alguns brigadistas. Tomamos também o termo de depoimento do acusado. Após ter certeza da autoria e da materialidade do crime, ingressamos no Poder Judiciário com um pedido de prisão preventiva e busca e apreensão na casa do suspeito”, explicou o delegado João Maciel Claro.

Investigações continuam

A Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente está investigando, além do incêndio no Parque Nacional de Brasília, outros responsáveis ​​por incêndios no DF.

O fogo no Parque Nacional, que teve início no domingo (15), consumiu cerca de 2,4 mil hectares, deixando Brasília encoberta de fumaça, incomodando a população. Hoje, os ventos fortes amenizaram a situação.

O delegado João Maciel informou que a investigação abrange todos os incêndios no DF e destacou: “Já qualificamos um homem como suspeito e vamos analisar imagens e testemunhos para entender a situação e a extensão do incêndio.”

Por fim, desde a semana passada, o DF começou a prender os suspeitos. Na sexta-feira (13), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem suspeito de causar um incêndio no Cerrado do Recanto das Emas, após denúncia.

Em seguida, na terça-feira (17), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu um jovem de 19 anos suspeito de iniciar o fogo no Parque Burle Marx, no Noroeste.

A região também é próxima ao Parque Nacional de Brasília.

Estatísticas

De acordo com dados da PCDF, entre julho e setembro de 2024, houve um aumento significativo de 85% nos registros de incêndios em vegetação em relação ao mesmo período de 2023.

Nesses três meses de 2024, foram contabilizados 24 casos, comparados aos 13 do mesmo período de 2023.

Além disso, a polícia também identificou um aumento de 142% nas perícias em comparação com a média dos dois anos anteriores.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

Sair da versão mobile