A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) identificou e vai notificar as empresas responsáveis por driblar o bloqueio do X, antigo Twitter, no Brasil. Muitos usuários tiveram acesso à plataforma, que voltou nesta quarta-feira (18), graças a mudança do roteamento que leva à rede social.

A Anatel identificou que as ferramentas Cloudflare, Fastly e EdgeUno estão sendo usadas pelo X, o que permitiu o acesso à plataforma.

As empresas serão notificadas, mas a Anatel suspeita que existam mais na mesma situação, de acordo com informações do jornal O Globo.

Como o X/ Twitter voltou no Brasil?

Durante a suspensão, o X funcionava por meio de servidores próprios, ou seja, as operadoras bloquearam os endereços ligados a esses servidores. Contudo, o veto não alcançou as empresas que prestam serviços de entrega de conteúdo (CDN).

Assim, por meio das redes de entrega de conteúdo, o X acabou “driblando” a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Contudo, esse acesso repentino ao Twitter/X pode acabar a medida em que a Anatel identificar e notificar as empresas que prestam o CDN.

Bloqueio do X/ Twitter no Brasil

A suspensão do X no Brasil aconteceu por conta do descumprimento judicial de Elon Musk, dono da rede social que deveria nomear um representante legal da empresa no país.

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, intimou Elon Musk e, após o descumprimento da ordem, pediu a Anatel para que o X fosse bloqueado. Em seguida, o órgão cumpriu a decisão de Moraes e ordenou o bloqueio para as operadoras.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.