Nesta sexta-feira (20), o Governo do Distrito Federal (GDF) realizou uma operação para derrubar casas irregulares entre o Parque Nacional e a Floresta Nacional (Flona).
A operação ocorreu no condomínio Golden Park, localizado nas chácaras 105/107, na região 26 de setembro.
Segundo a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal), as equipes demoliram duas casas. A pasta destacou que essa área tem sofrido desmatamento, o que prejudica o cultivo local.
Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) ofereceu hospedagem às famílias que ocupavam as construções, mas elas recusaram.
A expansão irregular na região começou antes de 2002 e já passou por várias fiscalizações. Em 2023, as autoridades realizaram 79 operações, e até agosto de 2024, ocorreram 12 operações para coibir o uso irregular do solo.
Por fim, o DF Legal informou que essas nascentes são essenciais para o abastecimento de água de boa parte do DF.
Incêndios recentes no Parque Nacional e Flona
Recentemente, tanto o Parque Nacional de Brasília quanto a Floresta Nacional (Flona) sofreram incêndios significativos.
Na Flona, aproximadamente 2.176 hectares, ou 38% da área total, foram devastados pelas chamas. Além disso, duas das cinco nascentes da região também foram atingidas, o que é preocupante.
Após três dias de intenso combate, o incêndio foi finalmente controlado.
Por outro lado, no Parque Nacional, o fogo consumiu 2.400 hectares.
Como resultado desse desastre, a Polícia Federal (PF) iniciou um inquérito para investigar as causas do incêndio. Consequentemente, Brasília ficou dias encoberta por fumaça.
O Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Água Mineral, é uma unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.