A primeira-dama, Janja Lula da Silva acompanha o presidente Lula em agenda em Nova Iorque. Lula participa da Cúpula do Futuro da ONU.

O presidente chegou no sábado (21) e neste domingo (22) discursou na abertura. Já a primeira-dama se antecipou e embarcou para os Estados Unidos na quarta-feira (18).

Entretanto, Janja tem uma agenda paralela e participou de uma série de compromissos.

Na quinta-feira (19), a primeira-dama participou do evento “Trilha de Finanças do G20 e as Mulheres”, que discutiu a busca pela igualdade e o empoderamento feminino para construir um mundo justo e sustentável.

Em seguida, na sexta-feira (20), ela se uniu ao evento “Economias justas, inclusivas e antirracistas para não deixar ninguém para trás”, na sede da ONU.

Por fim, no sábado (21), ela esteve presente em um encontro promovido pela Aliança Global contra a Fome e a Pobreza na Universidade de Columbia.

Gastos

Em março deste ano, Janja também esteve em Nova Iorque. Ela foi indicada pelo presidente Lula para participar oficialmente da 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher da Organização das Nações Unidas (ONU), com as despesas pagas pelo governo.

No entanto, o governo Lula se recusa a responder um pedido via Lei de Acesso à Informação com dados completos sobre essa viagem de Janja, para Nova York.

Segundo a Folha, que fez o pedido, houve negativa em três ocorrências sobre o local de hospedagem, valores gastos e a fonte dos recursos.

Além disso, a reportagem afirmou que ministérios e a assessoria de Janja foram questionados, mas teriam apresentado informações vazias.

Segundo a Folha, o Ministério das Mulheres informou que Janja recebeu apenas passagens aéreas e seguro viagem, sem diárias para hospedagem e alimentação.

Além disso, as viagens de ida e volta entre Brasília e Nova York custaram R$ 43,4 mil.

Em seguida, houve um novo pedido de informações ao Palácio do Planalto sobre a hospedagem, custos e número de acompanhantes de Janja.

No entanto, o Planalto inicialmente disse que o assunto caberia ao Ministério das Mulheres. Já a Casa Civil, negou um recurso, citando que informações que possam comprometer a segurança das autoridades são reservadas.

Além disso, o GSI também ratificou essa negativa. A Secom, por outro lado, informou que responde aos pedidos dentro dos próprios processos, mas não esclareceu sobre hospedagem e custos.

Por fim, a assessoria de Janja afirmou que não houve custos de hospedagem, pois ela e seus assessores ficaram na residência oficial.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.