Neste domingo (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abrirá a Cúpula do Futuro em Nova Iorque com um discurso.
O evento da Organização das Nações Unidas (ONU) reunirá diversos líderes mundiais. Primeiramente, Philemon Yang, presidente da Assembleia Geral da ONU, e António Guterres, secretário-geral da ONU, farão a abertura oficial junto com três representantes da juventude.
Em seguida, os chefes de estado terão cinco minutos para seus pronunciamentos. Posteriormente, Lula será o terceiro a discursar, previsto para começar às 11h, horário de Brasília.
Além disso, ele permanecerá em Nova Iorque para participar da Assembleia Geral da ONU na terça-feira (24).
O tema do debate geral deste ano é “Sem deixar ninguém para trás: agindo juntos para o avanço da paz, do desenvolvimento sustentável e da dignidade humana para as gerações presentes e futuras”.
Em um chamado global para a Cúpula do Fututo, Lula destacou: “Chegou a hora de agir, o Brasil está dando novo impulso à reforma da governança global na sua presidência do G20. Mas esse debate também precisa ser travado na ONU, o fórum mais inclusivo de todos”.
Acompanhe:
Cúpula do Futuro
A Cúpula ocorre antes dos Debates Gerais da Assembleia Geral da ONU e contará com a participação de mais de 130 líderes mundiais.
O Pacto para o Futuro estabelece os principais objetivos e compromissos dos membros da ONU para o futuro do multilateralismo, abordando temas como desenvolvimento sustentável, paz e segurança internacionais, ciência, tecnologia, cooperação digital, juventude e gerações futuras, e a reforma da governança global, segundo o embaixador Carlos Márcio Cozendey, do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Além disso, a Cúpula pretende adotar a Declaração para Gerações Futuras e o Pacto Global Digital.
Cozendey afirmou que os discursos provavelmente seguirão a agenda proposta pelo Brasil no G20, abordando inclusão e combate à fome, transição energética e reforma da governança global.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.