Uma das piscinas do Parque Nacional de Brasília, a Água Mineral, reabre para a visitação do público nesta terça (23). A informação foi confirmada pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio).

O Parque Nacional de Brasília está fechado há uma semana, após incêndios na parte leste destruírem 1.473 hectares de vegetação.

A queimada foi controlada por meio de uma operação de combate que contou com o efetivo de 700 profissionais acionados pelo ICMBio, Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Prevfogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

A piscina natural é um dos atrativos mais procurados na unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Outra piscina do parque, a Piscina Pedreira ou piscina velha, estará disponível para o público no horário entre 7h e 16h.

Já a segunda piscina da área de recreação, a Piscina Areal, segue interditada aos visitantes.

Trilhas com diferentes percursos destinados à caminhada e à prática de mountain bike, além do acesso a outras áreas do parque, também permanecem fechados para visitação.

Investigação

Por ser uma área sob gestão federal, a Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar as causas dos incêndios florestais no Parque Nacional de Brasília.

A Polícia Civil (PCDF) suspeita da atuação de grileiros nos queimadas que atingiram vegetações do Distrito Federal nas últimas semanas.

Ao menos três pessoas foram presas nos últimos dias.

O Portal Norte é sua fonte de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas diariamente.