O Distrito Federal bateu um novo recorde: o dia mais quente do ano até o momento foi registrado nesta segunda-feira (23). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou que a temperatura máxima chegou a 35,4°C na Estação Meteorológica de Ponte Alta, no Gama.
A nova marca de temperatura foi atingida um dia após o início da primavera. Tradicionalmente, a nova estação chega ao Distrito Federal trazendo chuva e termômetros mais altos.
No entanto, a estação chuvosa atrasou neste ano. Segundo o meteorologista Cleber Souza, é comum que em setembro e outubro sejam observadas temperaturas mais elevadas, mas acompanhadas de precipitações.
“Essa situação é típica no final do inverno e no início da primavera. Porém, neste ano, o calor foi agravado com as queimadas e o com o maior período de estiagem”, explicou.
Chuvas
Desde sábado, a população sentiu mais calor. O metereologista aponta que com a chegada de uma frente fria do sul do país, a tendência é que os termômetros subam nos próximo dias.
A boa notícia é que a capital federal pode contar com pancadas isoladas no próximo fim de semana. “Essa sistema de frente fria vai aumentar a nebulosidade em algumas localidades. Então, existe uma pequena possibilidade de chover neste final de semana”, afirma Cleber.
Nesta segunda-feira (23), o Distrito Federal completa 153 dias sem chuva. Assim, o ano de 2024 se aproxima do recorde de estiagem, registrado em 1963.
O Inmet prevê chuvas francas e de baixa intensidade entre o final de setembro e início de outubro. No entanto, chuvas mais intensas são esperadas apenas no final do mês, podendo chegar só no início de novembro.
Veja maiores períodos sem chuvas no DF:
1963 – 163 dias sem chuva
2024 – 153 dias sem chuva
2004 – 147 dias sem chuva
1995 – 143 dias sem chuva
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.