Ícone do site Portal Norte

Em reunião do G20, Lula defende reforma da ONU e do sistema financeiro global

Em reunião do G20, Lula defende reforma da ONU e do sistema financeiro global

Em reunião do G20, Lula defende reforma da ONU e do sistema financeiro global. Foto - Ricardo Stuckert/ PR

Durante reunião ministerial do G20, em Nova York, nesta quarta (25), Luís Inácio Lula da Silva destacou a necessidade de reforma da Organização das Nações Unidas (ONU) e do sistema financeiro global.

“O Brasil mantém firme sua posição histórica: a ONU deve estar sempre no centro da governança global. A organização passa por uma crise de confiança, que precisa ser restabelecida”, ressaltou o presidente.

Lula ainda afirmou que o Brasil está elaborando uma proposta para convocar uma conferência de revisão da Carta das Nações Unidas.

“Cada país pode ter sua visão quanto ao modelo de reforma da governança global ideal. Mas precisamos todos concordar quanto ao fato de que a reforma é fundamental e urgente”, acrescentou.

Lula também defendeu mudanças no sistema global de comércio, assim como, pediu reformas em organismos multilaterais de crédito, como Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI).

“Quando o FMI e o Banco Mundial foram criados, suas juntas executivas tinham 12 assentos para um universo de 44 países. Atualmente, são 25 assentos para mais de 190 países. Se mantida a proporção original, essas juntas deveriam ter hoje pelo menos 52 cadeiras”, disse.

Sobre a paralisação da Organização Mundial do Comércio (OMC), Lula apontou que há “interesses geopolíticos e econômicos”.

“Hoje a OMC encontra-se paralisada devido a interesses geopolíticos e econômicos. Reverter o novo impulso ao protecionismo, que prejudica desproporcionalmente os países em desenvolvimento, é essencial para garantir um comércio mais equitativo. Essas mudanças terão impacto limitado sem reformas efetivas.”

É a primeira vez na história que uma reunião do G20 ocorre na sede das Nações Unidas, aberta a todos os 193 países-membros. A decisão sinaliza a importância da ONU como principal mecanismo de diálogo entre os países, mas também reforça o pleito por reformas estruturais.

A agenda de compromissos de Lula em Nova York foi marcada por encontros bilaterais com vários líderes mundiais para tratar de interesses políticos.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

Sair da versão mobile