Ícone do site Portal Norte

Museu Nacional da República inaugura exposição sobre Planalto Central nesta quarta (25)

Museu Nacional da República inaugura exposição sobre Planalto Central nesta quarta (25)

Museu Nacional da República inaugura exposição sobre Planalto Central nesta quarta (25). Foto: Divulgação

Inspirada na história da capital federal, a exposição ‘Brasília, a arte do Planalto’, com curadoria de Paulo Herkenhoff e cocuradoria de Sara Seilert, será inaugurada nesta quarta-feira (25), às 19h, no Museu Nacional da República. A mostra reúne mais de 200 itens de 100 artistas, desde os já consagrados até contemporâneos.

A exposição conta com documentos históricos, como o diploma de candango – conferido aos operários que levantaram a nova cidade por Juscelino Kubitschek; o croqui do Plano Piloto assinado por Lúcio Costa; e o manuscrito de Oscar Niemeyer sobre o Memorial JK.

Realizada pela FGV Arte, espaço experimental e de pesquisa artística da Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), a mostra aborda a dimensão estética do surgimento de Brasília e, ao mesmo tempo, destaca um elenco de agentes culturais do Distrito Federal.

Ao visitar o museu, o público é convidado a expandir o olhar para a arte que é feita na cidade. Segundo Paulo Herkenhoff, a exposição perfaz um arco histórico, desde a criação da cidade até os atuais movimentos em defesa da democracia e da liberdade.

“Se Brasília é uma epopeia notável no plano internacional, a história da cultura se desdobra, ao longo de seis décadas, em brasilienses e brasileiros de todos os recantos”, destacou o curado.

Com entrada gratuita, a exposição vai ficar em cartaz até 24 de novembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30.

Serviço:
Exposição Brasília, a arte do Planalto
Local: Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Lote 2)
Data: De 26 de setembro a 24 de novembro (terça-feira a domingo), das 9h às 18h30
Entrada gratuita

Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.

Sair da versão mobile