Ícone do site Portal Norte

Combate a incêndios: Ibama defende criação de linhas de crédito para aviões

Presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, comparece ao Senado e pede a criação de linhas de crédito para o combate a incêndios.

Presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, comparece ao Senado e pede a criação de linhas de crédito para o combate a incêndios. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, pediu nesta quarta-feira (25) a criação de linhas de crédito para adaptar aeronaves ao combate a incêndios florestais.

Ele fez a afirmação durante uma audiência no Senado sobre as queimadas no Brasil, que contou com a presença reduzida de senadores.

“O Brasil possui 2.600 aeronaves usadas na pulverização agrícola, mas apenas 20 estão adaptadas para combater incêndios. Precisamos investir nessa estrutura e financiar a adaptação dessas aeronaves”, destacou.

Agostinho também defendeu o aumento das penas para quem causa incêndios, mas alertou que essa medida, por si só, não é suficiente.

“A legislação brasileira é insuficiente. A elevação das penas é apenas uma parte de um conjunto de ações necessárias para enfrentar o problema a médio e longo prazo”, afirmou.

Além disso, ele descreveu o combate aos incêndios como uma “operação de guerra”, ressaltando a mobilização de mais de 3.200 brigadistas e o uso de 1.200 viaturas, quase 30 aeronaves e 40 embarcações, o que torna a operação extremamente desafiadora.

A sessão, marcada pelo baixo comparecimento, refletiu o foco dos senadores nas articulações para as eleições municipais.

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que presidiu a audiência, criticou a ausência de colegas do sexo masculino, já que apenas senadoras estavam presentes.

Audiência

Na tarde desta quarta-feira (25), senadores e representantes do governo debateram no Plenário sobre a necessidade de uma ação conjunta dos órgãos competentes de todos os governos no combate aos incêndios e às mudanças climáticas.

Eles também defenderam o fortalecimento dos órgãos ambientais e a ampliação dos investimentos em tecnologia e estrutura para enfrentar uma crise ambiental. A sessão durou quase cinco horas.

Medidas do Governo

Na semana passada, o governo anunciou medidas de combate a incêndios e informou que o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) poderão comprar materiais, equipamentos e contratar serviços especializados para combater o fogo.

Além disso, poderão contratar brigadistas, locar viaturas e aeronaves.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

Sair da versão mobile