Nesta sexta (27), o Distrito Federal bateu um novo recorde de temperatura. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) verificou que a temperatura máxima chegou a 36,5°C, na Estação Meteorológica de Águas Emendadas.
A umidade do ar ficou em 14%. Até então, o dia mais quente do ano era 23 de setembro, quando os termômetros marcaram 35,4°C.
Nesta semana, o Inmet emitiu alerta vermelho para intensa onda de calor no Distrito Federal e em mais nove estados.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além do DF, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo devem registrar temperatura 5ºC acima da média por cinco dias ou mais.
Chuvas
Desde sábado, a população sentiu mais calor. O metereologista Cleber Santos explicou que a subida dos termômetros tem relação com a chegada de uma frente fria do sul do país.
Neste final de semana, estão previstas chuvas isoladas para o Distrito Federal. “Essa sistema de frente fria vai aumentar a nebulosidade em algumas localidades. Então, existe uma pequena possibilidade de chover neste final de semana”, afirma Cleber.
Nesta sexta (27), o Distrito Federal completa 157 dias sem chuva. Assim, o ano de 2024 se aproxima do recorde de estiagem, registrado em 1963.
O Inmet prevê chuvas francas e de baixa intensidade entre o final de setembro e início de outubro. No entanto, chuvas mais intensas são esperadas apenas no final do mês, podendo chegar só no início de novembro.
Segundo o Inmet, no sábado, a temperatura deve ficar entre 21°C e 34°C, com umidade do ar entre 40% e 15% e possibilidade de chuvas em locais isolados.
Já no domingo, a previsão para a temperatura é entre 20°C e 33°C, também com chances de chuvas rápidas em algumas localidades.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.