O Distrito Federal amanheceu com o céu nublado e o ar mais fresco neste domingo (29). No sábado, a chuva voltou em áreas isoladas da cidade, após mais de 157 dias de estiagem.
Samambaia, Taguatinga, Ceilândia, Estrutural, Sol Nascente, Vicente Pires e na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) são algumas das regiões que registraram chuvas rápidas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia sinalizado a possibilidade de pancadas neste fim de semana para a capital. As chuvas estavam previstas para o fim da tarde e início da noite.
As precipitações chegaram depois do Distrito Federal bater um novo recorde de temperatura. Na sexta (27), os termômetros alcançaram 36,5ºC, tornando esse o dia mais quente já registrado na capital.
Apesar das chuvas, os brasilienses vão continuar enfrentando calor. Neste sábado, a temperatura máxima chegou 35,9ºC, na estação do Gama, enquanto a umidade do ar variou entre 70% e 20%.
Para este domingo, a máxima pode chegar a 33ºC e a umidade pode variar entre 80% e 25%, de acordo com a previsão do tempo.
O DF está em grande perigo para onda de calor e tem dois alertas do Inmet em vigor:
– Perigo potencial para baixa umidade entre 11h e 21h deste sábado: a umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20%. Há baixo risco de incêndios florestais e à saúde;
– Perigo para baixa umidade entre 12h e 19h deste sábado: a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%. Há risco de incêndios florestais e à saúde, além de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.