Nesta segunda-feira (30), o Governo do Distrito Federal (GDF) assinou um acordo entre o Banco de Brasília (BRB) e a operadora Visa para a criação de um aplicativo que integre os diferentes meios de transporte.
Chamado de Mobilidade Collab, o projeto vai desenvolver uma plataforma em que diversos serviços — como ônibus, metrô, transporte por aplicativo, táxis, bicicletas, estacionamento e pedágios — podem ser combinados e sugeridos para a melhor experiência do usuário.
Segundo a proposta, os brasilienses poderão escolher entre vários modais de transporte e personalizar percursos de acordo com as necessidades, por meio da utilização de recursos de geolocalização.
Essa funcionalidade tende a tornar os deslocamentos mais ágeis e eficientes, além de facilitar a adoção de pagamentos digitais no transporte público de maneira simplificada.
Serão investidos cerca de R$ 15 milhões no projeto e o acordo tem validade de dois anos.
Ao assinar a parceria, o governador Ibaneis Rocha destacou as mudanças realizadas para modernizar o sistema de transporte público na cidade.
“A gente vem fazendo um processo de transformação na mobilidade. Evoluímos muito na tecnologia, nas formas de pagamento e agora nessa parceria da Visa com o BRB queremos trazer novas tecnologias e avançar cada vez mais na questão do transporte público”, disse o governador Ibaneis Rocha.
O evento ocorreu na sede do BRB Lab, no Parque Tecnológico (Biotic), onde todo o trabalho será desenvolvido.
O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, lembrou que o DF já dispõe de um sistema que aceita todos os tipos de cartão, de débito, crédito, de mobilidade e até criptomoedas. Agora, o objetivo é trabalhar na integração entre todos os serviços de mobilidade.
“Estamos falando muito de transporte aqui, mas no final a gente quer que, inclusive, as atrações da cidade estejam integradas. Ou seja, quem vai ao estádio, na Arena BRB, quem vai na Torre de TV, quem vai a um ponto turístico, por exemplo, poderá, num único local, ter cadastrado seus meios de pagamento. Esse tipo de transformação vai acontecer e Brasília vai estar à frente, sendo pioneira e disputando tecnologia com as maiores capitais do mundo”, projetou o presidente.
Modernização do sistema
Hoje, cerca de 87% dos usuários do sistema de transporte público utilizam meios eletrônicos para pagar suas passagens.
O uso de cartões de transporte, cartões bancários e bilhete avulso segue crescendo desde 1º de julho, quando teve início a implantação do sistema 100% eletrônico. Hoje, 28% das linhas já estão adaptadas ao sistema digital.
*Com informações da Agência Brasília
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.