Ícone do site Portal Norte

GDF assina acordo para criação de aplicativo que integra diferentes meios de transporte

GDF assina acordo para criação de aplicativo que integra diferentes meios de transporte

GDF assina acordo para criação de aplicativo que integra diferentes meios de transporte. Foto - Renato Alves/ Agência Brasília

Nesta segunda-feira (30), o Governo do Distrito Federal (GDF) assinou um acordo entre o Banco de Brasília (BRB) e a operadora Visa para a criação de um aplicativo que integre os diferentes meios de transporte.

Chamado de Mobilidade Collab, o projeto vai desenvolver uma plataforma em que diversos serviços — como ônibus, metrô, transporte por aplicativo, táxis, bicicletas, estacionamento e pedágios — podem ser combinados e sugeridos para a melhor experiência do usuário.

Segundo a proposta, os brasilienses poderão escolher entre vários modais de transporte e personalizar percursos de acordo com as necessidades, por meio da utilização de recursos de geolocalização.

Essa funcionalidade tende a tornar os deslocamentos mais ágeis e eficientes, além de facilitar a adoção de pagamentos digitais no transporte público de maneira simplificada.

Serão investidos cerca de R$ 15 milhões no projeto e o acordo tem validade de dois anos.

Ao assinar a parceria, o governador Ibaneis Rocha destacou as mudanças realizadas para modernizar o sistema de transporte público na cidade.

“A gente vem fazendo um processo de transformação na mobilidade. Evoluímos muito na tecnologia, nas formas de pagamento e agora nessa parceria da Visa com o BRB queremos trazer novas tecnologias e avançar cada vez mais na questão do transporte público”, disse o governador Ibaneis Rocha.

O evento ocorreu na sede do BRB Lab, no Parque Tecnológico (Biotic), onde todo o trabalho será desenvolvido.

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, lembrou que o DF já dispõe de um sistema que aceita todos os tipos de cartão, de débito, crédito, de mobilidade e até criptomoedas. Agora, o objetivo é trabalhar na integração entre todos os serviços de mobilidade.

“Estamos falando muito de transporte aqui, mas no final a gente quer que, inclusive, as atrações da cidade estejam integradas. Ou seja, quem vai ao estádio, na Arena BRB, quem vai na Torre de TV, quem vai a um ponto turístico, por exemplo, poderá, num único local, ter cadastrado seus meios de pagamento. Esse tipo de transformação vai acontecer e Brasília vai estar à frente, sendo pioneira e disputando tecnologia com as maiores capitais do mundo”, projetou o presidente.

Modernização do sistema

Hoje, cerca de 87% dos usuários do sistema de transporte público utilizam meios eletrônicos para pagar suas passagens.

O uso de cartões de transporte, cartões bancários e bilhete avulso segue crescendo desde 1º de julho, quando teve início a implantação do sistema 100% eletrônico. Hoje, 28% das linhas já estão adaptadas ao sistema digital.

*Com informações da Agência Brasília

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

Sair da versão mobile