O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutirá operação de resgate de brasileiros no Líbano com Mauro Vieira.

O presidente e o chanceler chegaram ao México neste domingo (29) para a posse da nova presidente, Cláudia Sheinbaum, que ocorrerá na terça-feira (1º). Eles devem se reunir antes da cerimônia.

Lula saiu de Brasília, enquanto o chanceler veio de Nova York, onde participou das últimas reuniões da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Segundo o Itamaraty, um possível plano de repatriação envolve discussões com Líbano e Síria. Além disso, a expectativa é que ainda nesta semana haja uma decisão.

No sábado (28), Mauro Vieira conversou com o chanceler do Líbano, Abdallah Bou Habib, a situação de brasileiros que vivem no país e adiantou um possível plano de repatriação em meio aos conflitos na região.

Em nota, o Itamaraty disse que os chanceleres discutiram os recentes ataques aéreos de Israel no Líbano e como isso afeta a comunidade brasileira que vive lá.

Além disso, Mauro Vieira contou ao chanceler libanês sobre o trabalho da embaixada brasileira em Beirute para ajudar e orientar os brasileiros, informou o Itamaraty.

O Líbano abriga a maior comunidade brasileira no Oriente Médio, com 21 mil pessoas.

Vítimas

Os ataques de Israel contra o grupo extremista Hezbollah já mataram dois adolescentes brasileiros. Ali Kamal Abdallah, de 15 anos, e Mirna Raef Nasser, de 16 anos, perderam a vida nesses ataques.

Primeiramente, o jovem Ali Kamal foi atingido no Vale do Beqaa durante uma série de bombardeios enviados de Israel.

Por outro lado, Mirna Raef inicialmente fugiu da área sob ataque, mas retornou para recuperar material escolar e roupas, momento em que foi morta.