O Banco Central (BC) comunicou, nesta segunda (30), um novo vazamento de dados no Pix. Desta vez, 53.383 chaves Pix registradas foram expostas devido a “falhas pontuais” no sistema da instituição financeira.
Os incidentes ocorreram entre 10 e 19 de setembro. Já é a décima ocorrência apenas neste ano, de acordo com o banco. No dia 20 de setembro, 150 chaves Pix cadastradas na Shopee foram vazadas.
A Qesh, sistema de antifraude do banco, informou que o sistema antifraude da empresa “identificou e bloqueou fintech’s com atividades fraudulentas envolvendo chaves Pix e fraudes relacionadas ao Imposto de Renda (IR), Detran, Pasep, entre outras instituições”.
Segundo a empresa, a ação do sistema foi capaz de “impedir que os fraudadores acessassem contas e realizassem saques indevidos”.
Em nota, o Banco Central reforçou que não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.
Segundo o órgão, pessoas que tiveram dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição.
O banco ainda informou que foram adotadas ações necessárias para a investigação detalhada do caso, reforçando que “serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.