A brasileira Thais Sampaio Martins de Barros Ferraz, de 49 anos, denunciou o descaso do governo brasileiro com cidadãos que estão em Israel.

A moradora do Distrito Federal (DF) concedeu uma entrevista ao Portal Norte nesta terça-feira (1°) e relatou que está sendo impedida de sair da região.

Em Israel os conflitos começaram em 7 de outubro do ano passado e vem sendo atacado constantemente após o atentado terrorista do Hamas.

No início da entrevista a brasileira relatou que o Irã estava atacando o local em que ela estava, Kotel (Muro das lamentações) em Jerusalém: “está o caos aqui”.

Nesta terça-feira (1°), o Irã também disparou mais de 200 mísseis em direação a Israel.

Em seguida, Thais destacou que “Israel sofre ataque o tempo todo” e que os brasileiros que estão passeando tem interesse em voltar ao Brasil, mas não sabem mais o que fazer.

No entanto, afirmou que não há nenhum apoio da embaixada do Brasil em Israel:

“Não há o menor interesse em resgatar turistas ou pessoas que queiram voltar ao Brasil. Só estão indo buscar quem está no Líbano. Também têm brasileiros que estão passeando, visitando familiares ou têm interesse m voltar”.

Contudo, ela denunciou que os brasileiros que estão presos em Israel, em nenhum momento receberam qualquer apoio do Brasil.

Embaixada do Brasil em Israel

Thaís compartilhou uma nota que recebeu da embaixada brasileira em Israel como resposta:

“Existe alerta consular emitido em abril no sentido de que cidadãos brasileiros não realizem viagens para a região. Tendo vindo a Israel durante a atual circunstância de escalada do conflito armado no região, é importante que a senhora saia do país o quanto antes, de forma a evitar deterioração de sua situação em Israel”.

Diante da reposta, a brasileira questionou: ” Como retornar se nenhuma companhia aérea está operando? Como é que sai? Estou presa aqui aguardando!”

Ela contou que está em Israel desde julho para visitar as duas filhas que moram lá. Uma, inclusive faz parte do Exército de Israel.

Segundo Thais, ela voltaria ao Brasil no dia 19 de setembro, mas dois dias antes o aeroporto foi fechado e seu voo cancelado.

Por fim, após quatro remarcações de passagens, há a previsão que ela retone ao Brasil somente no dia 15 de outubro.

Procurado, o Itamaraty não respondeu sobre a situação.

Repatriação de brasileiros no Líbano

Nesta segunda-feira (30), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, determinou a repatriação de brasileiros no Líbano.

O país abriga 21 mil brasileiros, formando a maior comunidade do país no Oriente Médio.

Em nota, o Planalto informou que a operação será coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa.

Além disso, o planejamento inicial da Força Aérea Brasileira prevê a decolagem do aeroporto de Beirute, que está aberto.

De acordo com o Itamaraty, a Embaixada no Líbano está tomando as providências necessárias para viabilizar a operação e o primeiro voo deve sair no final de semana.