A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não poderá fazer bloqueios em estradas durante as eleições municipais de domingo (6).
Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, “a PRF está proibida de fazer qualquer bloqueio em estradas”.
Além disso, o ministro destacou que a PRF deve facilitar a movimentação dos eleitores, conforme o termo de colaboração firmado entre o ministério e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No entanto, caso algum incidente exija bloqueios, a PRF será responsável por organizar caminhos alternativos.
“Temos todo um aparato montado, de prontidão para intervir localmente, se necessário”, disse.
Adicionalmente, Lewandowki afirmou que o governo federal trabalha em conjunto com o TSE para assegurar a tranquilidade das eleições municipais.
Bloqueio de estradas nas eleições de 2022
No segundo turno das eleições de 2022, em 30 de outubro, a PRF realizou blitzes que atrapalharam a movimentação de eleitores, especialmente no Nordeste, onde o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha vantagem sobre Jair Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto.
Além disso, um dia antes da votação, o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, declarou seu voto no ex-presidente Jair Bolsonaro.
Na época, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, ordenou a suspensão imediata das blitzes, sob pena de prisão para Vasques.
Ademais, vários policiais rodoviários federais estavam envolvidos na operação chamada Constituição Cidadã.