Ícone do site Portal Norte

PRF está proibida de fazer bloqueios em estradas no dia das eleições

PRF não poderá bloquear estradas no dia das eleições municipais 2024.

PRF não poderá bloquear estradas no dia das eleições municipais 2024. Foto: Reprodução/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não poderá fazer bloqueios em estradas durante as eleições municipais de domingo (6).

Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, “a PRF está proibida de fazer qualquer bloqueio em estradas”.

Além disso, o ministro destacou que a PRF deve facilitar a movimentação dos eleitores, conforme o termo de colaboração firmado entre o ministério e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No entanto, caso algum incidente exija bloqueios, a PRF será responsável por organizar caminhos alternativos.

“Temos todo um aparato montado, de prontidão para intervir localmente, se necessário”, disse.

Adicionalmente, Lewandowki afirmou que o governo federal trabalha em conjunto com o TSE para assegurar a tranquilidade das eleições municipais.

Bloqueio de estradas nas eleições de 2022

No segundo turno das eleições de 2022, em 30 de outubro, a PRF realizou blitzes que atrapalharam a movimentação de eleitores, especialmente no Nordeste, onde o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha vantagem sobre Jair Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto.

Além disso, um dia antes da votação, o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, declarou seu voto no ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na época, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, ordenou a suspensão imediata das blitzes, sob pena de prisão para Vasques.

Ademais, vários policiais rodoviários federais estavam envolvidos na operação chamada Constituição Cidadã.

Por fim, Silvinei Vasques foi preso em agosto de 2023.

Sair da versão mobile