As eleições municipais de 2024 contarão com o apoio das Forças Armadas e da Polícia Federal (PF) para garantir que os eleitores exerçam seu direito ao voto com segurança.
Historicamente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicita essa mobilização durante as eleições.
De acordo com o governo federal, 23 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica realizarão ações de logística e segurança nas eleições.
Além disso, coordenando essa operação, o Ministério da Defesa incluirá 3.200 meios militares, como viaturas, blindados, embarcações, navios e aeronaves.
Ainda segundo o governo, os militares atuarão em conjunto com os órgãos de segurança pública na operação de segurança intitulada Garantia da Votação e Apuração (GVA).
Os cinco Comandos Conjuntos (Amazônia, Norte, Nordeste, Leste e Oeste), além dos comandos permanentes da Marinha (Comopnav), do Exército (Coter) e da Força Aérea (Comae), estarão mobilizados.
Dessa forma, as atividades logísticas incluirão a distribuição de urnas, material de votação e o transporte de servidores da justiça eleitoral em comunidades remotas ou instáveis.
O efetivo atuará em 15 estados:
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Ceará
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Pará
- Paraíba
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Roraima
- Tocantins
Polícia federal
Adicionalmente, a PF também atuará em todo o país durante as eleições 2024.
A corporação vai empregar mais de seis mil policiais, além do uso de drones para monitoramento de áreas críticas para combater crimes eleitorais como boca de urna e compra de votos.
Em 2024, a Polícia Federal deflagrou 40 operações para combater crimes eleitorais, apreendendo mais de R$ 16,7 milhões em bens, incluindo R$ 11 milhões em espécie.
Além disso, estão em curso cerca de 2,2 mil inquéritos sobre crimes eleitorais e contra contra o Estado Democrático de Direito.
Eleições 2024
O primeiro turno das eleições municipais 2024 ocorrerá no próximo domingo (6). Segundo o TSE, mais de 460 mil candidatos vão disputar o pleito.
Além disso, o Brasil tem mais de 155 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar.
De acordo com as estatísticas do Tribunal, o eleitorado cresceu 5,4% em comparação com as Eleições Municipais de 2020. Naquele pleito, o número de eleitoras e eleitores aptos a votar era de 147.918.483.