A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já estava na fila antes das 8h, horário previsto para o início da votação.
Ela votou no Colégio Santo Agostinho, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
No sábado (5), em pronunciamento na rede nacional de rádio e TV, Cármen Lúcia destacou que o voto é uma conquista importante para a sociedade.
“Nem sempre se pôde votar no Brasil. O voto foi conquistado para que a democracia prevaleça, e ela é construída com a participação de todas as pessoas, os que pensam iguais e os que pensam diferentes”.
O primeiro turno das Eleições 2024 ocorre neste domingo (6) em todo o Brasil.
Segundo o calendário oficial divulgado pelo TSE, os eleitorados abrirão às 8h e fecharão às 17h (horário de Brasília), dando às eleições nove horas para votar.
Por fim, o eleitor que estiver na fila de votação antes desse horário, terá o direito de votar, mesmo que ultrapasse o horário de fechamento das urnas.
No entanto, quem chegar após as 17h, não será mais possível participar do pleito.
Como usar o e-Título?
O eleitor pode optar por usar o e-Título como documento de identificação, desde que a biometria esteja registrada no sistema da Justiça Eleitoral.
Isso significa que, se a foto do eleitor aparece no aplicativo, não será necessário apresentar nenhum outro documento com foto para votar.
Porém, se a foto não estiver disponível, será precisoapresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira de motorista ou passaporte.