Os eleitores fora de seu domicílio eleitoral nos dias das eleições municipais de 2024 podem justificar o voto em 11 pontos no Distrito Federal.
Essa medida é para quem está de passagem pelo DF no fim de semana das eleições e também para quem mora na capital, mas não transferiu seu título de eleitor.
Além disso, voto em trânsito não é permitido nas eleições municipais.
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) recomendou que esses eleitores usem o aplicativo e-Título para justificar o voto de forma simples e prática.
O aplicativo deve ser baixado no celular até os sábados antes da votação. Para o primeiro turno, o prazo foi neste sábado (5). Para o segundo turno, será em 26 de outubro.
A justificativa da ausência nos dias de eleição (6 e 27 de outubro), das 8h às 17h.
Veja os endereços dos pontos de justificativa no DF:
- Rodoviária Interestadual (SMAS, Trecho 4, conjunto 5/6 – Asa Sul)
- Escola Salesiana de Brasília (SHIGS 702 BL. A – Asa Sul)
- Escola Classe 01 (Quadra 26 Cj G AE 01 – Paranoá)
- Escola Classe 206 de Santa Maria (CL 206 lote 1C – Santa Maria)
- Centro de Ensino Santa Rita de Cássia (Área Especial Quadra 9 – Sobradinho)
- Centro de Ensino Fundamental 404 (QS 404 – AE 01 Samambaia Norte)
- Conic (SDS BLOCOS A/J N° 44)
- Uniplan (Av. Pau Brasil, 02 – S/N – Águas Claras, Brasília – DF)
- CED Stella Maris (St. Central Área Especial para Igreja Católica s/n Parte B – Taguatinga)
- Aeroporto Internacional de Brasília (Lago Sul)
- Fundação Bradesco (QNN 28 Área Especial L – Ceilândia Sul – DF)
Eleições no entorno
Neste domingo (6) será realizado o primeiro turno das eleições municipais 2024. No Distrito Federal não haverá eleições, mas 693.549 eleitores votarão nos 12 municípios goianos que formam o entorno do DF.
A eleição começará às 8h e terminará às 17h, ocorrendo simultaneamente em todo o país.
Além disso, os eleitores que chegarem ao local de votação até às 17h, mas ainda não tiverem votado devido às filas, poderão votar, mesmo após o horário.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, (TSE) o prazo se aplica ao fechamento dos portões nos locais de votação.
Para quem tiver dúvidas sobre seu local de votação das Eleições 2024, o serviço está disponível no site do TSE.
Tanto o aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral quanto o site do TSE permitem descobrir o endereço, a zona e a seção eleitoral onde se deve votar.
O e-Título é uma versão digital do título de eleitor, substituindo a necessidade de levar o documento físico no dia da votação.
Além disso, o aplicativo mostra o local de votação na tela inicial, abaixo do nome do eleitor, e ainda guia a pessoa até a seção eleitoral.
Entretanto, o prazo para baixar o aplicativo para o primeiro acesso ao e-Título terminou neste sábado (5), um dia antes da eleição.
Mesmo assim, o aplicativo funcionará normalmente no dia da votação.
Para conferir o local de votação, acesse o site www.tse.jus.br e clique no menu “Serviços eleitorais” na barra superior da página.
Em seguida, acesse “Local de votação/zonas eleitorais” e consulte onde votar.
Preencha os campos com o nome ou o número do título de eleitor ou CPF, a data de nascimento, o nome da mãe e clique em “Entrar”.
Por fim, na semana passada, o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) divulgou os locais para justificativa eleitoral.
Segundo o TRE-DF, os participantes que participaram de passagem pelo Distrito Federal ou que residem na capital federal, mas não transferiram seu título de eleitor, terão 11 locais na cidade para realizarem uma justificativa eleitoral.