Ícone do site Portal Norte

‘Eleições tranquilas e sem intercorrências’ diz presidente do TSE

Presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia afirmou que as eleições municipais 2024 ocorrrem tranquilas.

Presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia afirmou que as eleições municipais 2024 ocorrrem tranquilas. Foto: Reprodução/TSE

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, disse na tarde deste domingo (6) que as eleições ocorrem “tranquilas e dentro da normalidade”.

Durante entrevista coletiva no Centro de Divulgação Eleitoral, no TSE, a ministra informou que apenas 0,3% das urnas eletrônicas precisaram ser compensadas devido a falhas.

Além disso, afirmou que o comparativo dos participantes está sendo significativo em todo o Brasil.

“Temos um número significativo de presença e apenas 0,3% das urnas foram retiradas”, disse.

Nesta manhã, Cármen Lúcia chega para votar antes do horário previsto. Antes das 8h, ela já estava na fila.

Ela votou no Colégio Santo Agostinho, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

No sábado (5), em pronunciamento na rede nacional de rádio e TV, Cármen Lúcia destacou que o voto é uma conquista importante para a sociedade.

“Nem sempre se pôde votar no Brasil. O voto foi conquistado para que a democracia prevaleça, e ela é construída com a participação de todas as pessoas, os que pensam iguais e os que pensam diferentes”.

Eleições 2024

O primeiro turno das Eleições 2024 ocorre hoje em todo o Brasil, e os candidatos podem votar até às 17h (horário de Brasília).

Segundo o TSE, 155.912.680 votos devem votar neste primeiro turno para escolher 15.574 prefeitos e 431.999 vereadores.

Auditoria do TSE

A Justiça Eleitoral garantiu que as urnas não registraram votos antes da votação. Além disso, informou que as auditorias da Justiça Eleitoral garantirão a lisura e a transparência das eleições de 2024.

Anteriormente, a votação, cada seção eleitoral emitiu um documento chamado zerésima, que confirma a ausência de votos registrados no equipamento.

Sair da versão mobile