Depois de tanta espera, os brasilienses puderam comemorar a chegada das chuvas. Nesta segunda (7), diversas regiões do Distrito Federal registraram chuvas isoladas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As precipitações ocorreram na Asa Norte, Lago Norte, Noroeste, Santa Maria, Gama, Sobradinho e Planaltina. O Distrito Federal (DF) atingiu um recorde histórico de 167 dias consecutivos sem chuva, superando o antigo marco de 163 dias registrado em 1963.
A estação meteorológica da Ponte Alta, no Gama, notificou 7 milímetros de precipitações entre 13h e 14h.
Segundo o Inmet, há previsão de pancadas isoladas durante toda a semana. Elas podem ser fortes, ainda que rápidas. A partir de terça-feira (8), as chances de chuvas devem se intensificar.
No entanto, chuvas mais intensas são esperadas apenas no final do mês, podendo chegar só no início de novembro.
Nesse domingo (6), os moradores de Águas Claras comemoraram uma chuva leve, mas a quantidade não tinha atingido o volume necessário para o registro no Inmet.
Calor
Nas últimas semanas o Distrito Federal tem batido recordes de calor. No sábado (5), a capital federal bateu o recorde de temperatura do ano, com 37,5°C. Na semana passada, o Inmet emitiu alerta vermelho para intensa onda de calor no Distrito Federal e em mais nove estados.
Apesar das chuvas, a tendência é que os termômetros continuem marcando altas temperaturas. Informativo metereológico divulgado pelo Inmet indica que a semana será marcada por temperaturas elevadas no Centro-Oeste, com máximas que podem superar os 40ºC.
Além disso, a parte central do país deve contar com baixos índices de umidade relativa do ar.