A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou dois casos de febre maculosa no DF. Segundo a Pasta, o tempo seco favorece a proliferação da doença.
A SES-DF explicou que a febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia e transmitida pela picada do carrapato-estrela.
Além disso, durante a estiagem e calor, a reprodução desses aracnídeos aumentam, elevando o risco de infecção.
Este ano, o DF notificou 59 casos de febre maculosa; outros 40 foram descartados, 17 estão em investigação e dois foram confirmados.
Segundo a SES-DF, esses são os primeiros registros desde o início do monitoramento da doença em 2007.
Embora os órgãos do Governo do Distrito Federal acompanhem constantemente os animais hospedeiros da doença, a SES-DF disse que é importante que a população reconheça os sintomas para buscar tratamento precoce.
Além disso, a SES-DF informou que os possíveis locais de contaminação passarão por inspeção.
“Vamos coletar carrapatos nos locais prováveis de contágio para identificar a bactéria que causou a doença e concluir a investigação”, explicou Fabiano dos Anjos, subsecretário de Vigilância à Saúde.
Sintomas da febre maculosa
- febre
- dor de cabeça
- manchas pelo corpo
Além disso, o período de incubação é de até 14 dias e pacientes podem sentir outros sintomas como vômito, diarréia e dores abdominais.
Adicionalmente, a Secretaria de Saúde explicou que para reforçar a suspeita de contaminação, os sintomas devem estar ligados a um contexto onde o paciente teve contato com carrapatos.
Assim que uma unidade pública de saúde notifica um caso suspeito, a vigilância epidemiológica inicia um inquérito ambiental.
Em seguida, nesse processo, verificam os possíveis locais que a pessoa visitou e determinam se a doença foi contraída no DF ou em outro estado.
Calor e seca no DF
A umidade relativa do ar nesta segunda-feira ficará entre 20% e 60%. O calor intenso já tem sido constante nos últimos dias, e as condições climáticas previstas para esta semana não trarão mudanças.
Além da febre maculosa, a combinação de altas temperaturas e baixa umidade do ar pode gerar desconforto e elevar o risco de problemas de saúde, como desidratação, complicações respiratórias e insolação.
Nos últimos o DF teve temperaturas variando entre 21°C e 35°C.
Embora o tempo seco ainda predomine no início da semana, o INMET prevê chuva para terça-feira (8).