Ingressos para acessar e usufruir as trilhas ou piscinas do Parque Nacional de Brasília, popularmente conhecido como Água Mineral, vai mais do que dobrar a partir de 1º de novembro de 2024.
Nesta segunda (7), foi publicada uma portaria no Diário Oficial da União (DOU), que atualiza o valor dos ingressos e serviços de uso público nas Unidades de Conservação federais.
O valor da inteira passará de R$ 18 para R$ 38. A entrada será gratuita para crianças de até 12 anos e idosos. Já os moradores do Entorno do DF terão desconto de 50%.
Para ter acesso ao abatimento de metade do valor da visita é necessário apresentar um comprovante de residência.
O Parque Nacional de Brasília é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Após um incêndio destruir mais de 2 mil hectares, a unidade fechou as portas para visitação por um tempo.
Agora, as piscinas já foram reabertas, mas as trilhas destinados à caminhada e à prática de mountain bike permanecem fechadas por motivos de segurança. O horário de funcionamento do parque é entre 6h e 16h, com limite de 17h para a saída.
Incêndio
O incêndio no Parque Nacional de Brasília começou no dia 18 de setembro, perto do Córrego do Bananal e da unidade de captação de água da Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb).
Por ser uma área sob gestão federal, a Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar as causas dos incêndios florestais no Parque Nacional de Brasília.
O clima quente e seco ajudou a rápida propagação das chamas, e investigações sugerem que a queimada pode ter sido ação criminosa.
A Polícia Civil (PCDF) suspeita da atuação de grileiros nos queimadas que atingiram vegetações do Distrito Federal nos últimos meses.