Nesta segunda-feira (7), o segundo voo com 227 brasileiros resgatados e três pets decolou do Líbano rumo ao Brasil.
O KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu para a segunda etapa da Operação Raízes do Cedro, às 12h30 (horário de Brasília), levando também 49 crianças, sendo sete de colo.
A aeronave fará uma escala em Portugal e deve chegar ao Brasil nesta terça-feira (8), na Base Aérea de São Paulo.
Sergundo o Itamaraty, a comunidade brasileira no Líbano é estimada em cerca de 20 mil pessoas, e cerca de três mil manifestaram interesse em retornar.
No entanto, a prioridade continua sendo mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano.
Equipes do Ministério das Relações Exteriores em Brasília e na Embaixada do Brasil em Beirute, junto com a Força Aérea Brasileira (FAB), coordenam a operação.
Além de resgatar os passageiros, este voo levou ao Líbano uma doação humanitária de insumos médico-hospitalares solicitados pelas autoridades libanesas.
Adicionalmente, o governo federal afirmou que outros bens emergenciais serão enviados em próximos voos para doação ao Líbano.
Primeiro voo
Na manhã deste domingo (6), chegou ao Brasil o primeiro avião KC-30 com 228 brasileiros resgatados da guerra do Líbano.
Além disso, a aeronave, que decolou de Beirute, capital libanesa, no sábado (05), trouxe 3 pets a bordo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu os passageiros e a tripulação na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo.
Além disso, servidores da Polícia Federal, da Anvisa e da Receita Federal facilitam o processo de imigração dos brasileiros repatriados.
Por fim, Lula determinou a Operação Raízes do Cedro devido ao acirramento do confronto entre Israel e o grupo Hezbollah no Líbano.
A logística de repatriação envolve aeronaves e servidores da Força Aérea Brasileira e um intenso trabalho de articulação do Itamaraty.
De acordo com o governo federal, o ministro Mauro Vieira mantém conversas frequentes com os chanceleres do Líbano e de países vizinhos para organizar o resgate com segurança.