A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) alertou a população sobre os casos de febre maculosa no DF.

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia e transmitida pela picada do carrapato-estrela.

Até agora, dois casos foram confirmados no DF e 59 estão sendo investigados.

Adicionalmente, a Pasta informou que durante a seca e o calor, a reprodução desses aracnídeos aumentam, elevando o risco de infecção.

Diante disso, a SES-DF recomendou que todos fiquem atentos ao histórico de contato com carrapatos. Caso surjam suspeitas, o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde (UBS) o mais rápido possível.

Ao suspeitar de febre maculosa, o médico poderá iniciar imediatamente o tratamento com antibióticos, mesmo antes de confirmar o diagnóstico.

Segundo a SES-DF, essa ação é crucial, pois as chances de cura são altas no estágio precoce da contaminação.

“Assim que o médico suspeita de febre maculosa, o tratamento deve começar imediatamente, pois isso pode definir uma evolução positiva e evitar complicações”, afirmou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos.

Ele também acrescentou que “a simples suspeita já permite que se inicie o antibiótico, mesmo sem o diagnóstico confirmado”.

Para confirmar a febre maculosa, o paciente precisa realizar um exame de sorologia em dois momentos: primeiro, logo após a suspeita clínica e, em seguida, após 15 dias.

Os resultados são comparados e, se houver um aumento na titulação das células de defesa, a infecção é confirmada.

Por fim, o profissional de saúde que suspeitar de febre maculosa em um paciente deve notificar as autoridades de saúde em até 24 horas.

Principais sintomas

Os principais sintomas da febre maculosa, segundo o ministério da Saúde são:

  • febre
  • dor de cabeça
  • manchas pelo corpo

Além disso, o período de incubação é de até 14 dias e pacientes podem sentir outros sintomas como vômito, diarréia e dores abdominais.