Nem só homens fardados protegem a população e evitam crimes. Os animais também desempenham um papel importante na segurança da cidade.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) homenageou 10 cães policiais que se aposentaram após anos de serviços prestados à comunidade.
O Batalhão de Policiamento com Cães (BPcães) se despediu dos animais nesta terça (8) em Solenidade Militar de Honra ao Mérito K9 – 2024.
Ao longo de oito anos, os cães atuaram em diversas missões, como operações de busca e resgate de pessoas desaparecidas, captura de foragidos, detecção de drogas, armas, munições e explosivos.
O treinamento dos cães inicia quando eles tem 3 anos de idade e dura cerca de um ano. “Durante esse ano é definido qual atividade ele vai desempenhar dentro do quartel. Os cães ajudam no policiamento ostensivo em rodovias, no patrulhamento normal nas cidades-satélites e nas rodoviárias interestaduais “, explica o tenente-coronel Luciano Reis, comandante do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) da PMDF.
Os cães costumam aposentar após sete anos de trabalho. Segundo o coronel Reis, os próprios policiais que levam o cão para casa, e caso não consigam, indicam outra pessoa para cuidar do animal.
Mas ele continua sendo monitorado para que a qualidade dos momentos finais dele seja garantida. O Governo do Distrito Federal (GDF) prevê a aposentadoria dos cães policiais no início de outubro, quando é feita a cerimônia do mérito K9.
Durante a solenidade, também foram apresentados 8 novos filhotes, que estão em treinamento para substituir os cães aposentados.
Ao final da cerimônia, os cães aposentados receberam medalhas de honra e kits com alimentos e produtos específicos para seus cuidados na nova fase.