Nesta quarta-feira (9), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de tempestades e chuvas intensas para o Distrito Federal e mais 10 estados até às 12h de amanhã.
Segundo o Inmet, há perigo potencial de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.
O alerta amarelo foi emitido para Acre, Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Não estão descartados alagamentos, quedas de energia, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos devido ao mau tempo.
Retorno das chuvas
Depois de tanta espera, os brasilienses puderam comemorar a chegada das chuvas. Nesta segunda (7), diversas regiões do Distrito Federal registraram chuvas isoladas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As precipitações ocorreram em diversas regiões administrativas do DF e colocaram um fim ao recorde histórico de 167 dias consecutivos sem chuva.
O tempo da estiagem deste ano superou o antigo marco de 163 dias registrado em 1963.