Neste sábado (12), é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças. Com o feriado nacional, alguns órgãos e espaços públicos do Distrito Federal terão alterações no horário de funcionamento.
Confira as mudanças nas áreas de saúde, transporte, lazer e segurança:
Saúde
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) continuará com o atendimento 24 horas pelo telefone 192. As emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24h.
Não haverá atendimento odontológico nas unidades básicas de saúde (UBSs) nem nos centros de especialidades odontológicas (CEOs) no feriado e no domingo (13).
Os prontos-socorros odontológicos do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), 24 horas; e dos hospitais regionais de Taguatinga (HRT) funcionam normalmente e o do Gama (HRG), das 7h às 19h.
As UBSs não abrem no feriado de sábado nem no domingo. O atendimento retorna na segunda-feira (14). Os ambulatórios e as policlínicas também fecham neste sábado e domingo, retornando às atividades na segunda-feira.
As unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas III (Caps AD III) funcionam normalmente, com acolhimento 24 horas, tanto no feriado quanto no domingo. Já os Caps tipos I e II e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) não abrem no fim de semana.
As unidades do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), mais conhecidas como Farmácias de Alto Custo, fecham no sábado e no domingo, retornando às atividades na segunda-feira.
A Fundação Hemocentro de Brasília não funcionará no sábado.
A lista dos locais de vacinação para o fim de semana está disponível no site da Secretaria de Saúde.
Mobilidade
Transporte
O transporte público também terá alterações nos horários de funcionamento. Enquanto os ônibus seguirão os horários de domingo, mas com reforço de viagens nas linhas com destino à região central de Brasília, o Metrô vai operar até as 22h.
Das 7h às 19h, todas as estações funcionarão para embarque e desembarque, e das 19h às 22h somente a Estação Central estará aberta para embarque e desembarque. As demais estações serão apenas para desembarque de passageiros.
No sábado, não haverá atendimento ao público nas unidades do Detran-DF, incluindo os pontos de atendimento nos postos do Na Hora. Os serviços online, disponíveis pelo aplicativo Detran-DF Digital e pelo Portal de Serviços do Detran-DF, continuarão funcionando normalmente.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) não terá atendimento ao público no sábado no setor de multas e penalidades e no protocolo.
Já as operações de fluidez do DER-DF serão realizadas normalmente na Estrada Parque Ceilândia (DF-095/ Estrutural), na Estrada Parque Contorno (DF-001) — trecho entre os viadutos de Samambaia e o do Pistão Sul — e na BR-070.
Lazer
No sábado, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF) manterá o Eixão aberto ao público e fechado para veículos das 6h às 18h.
Outra opção de lazer para os brasilienses, a Torre de TV funcionará normalmente no feriado, das 9h às 18h45.
O Zoológico e o Jardim Botânico abrem normalmente. O primeiro funciona das 8h30 às 17h, com encerramento da bilheteria às 16h. Já o segundo abre das 9h às 17h, com entrada gratuita para pedestres e ciclistas na portaria principal das 7h às 9h.
Os parques administrados pelo Instituto Brasília Ambiental terão funcionamento normal na sexta e no sábado. Os horários de abertura e fechamento podem ser consultados no site do instituto.
Os centros olímpicos e paralímpicos (COPs) estarão fechados no sábado. No domingo estará aberto à comunidade.
Todos os espaços da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) funcionarão normalmente, com as programações disponíveis no site da pasta, exceto a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), que estará fechada até domingo para manutenção dos sistemas de ar-condicionado.
Entre as opções culturais da capital federal estão o Espaço Cultural Renato Russo, o Centro de Dança do DF, o Memorial dos Povos Indígenas, o Museu do Catetinho, o Museu Vivo da Memória Candanga, o Centro Cultural Três Poderes, o Museu Nacional, o Museu de Arte de Brasília e os complexos culturais de Samambaia e Planaltina.
Veja opções de programação gratuita para divertir as crianças.
Segurança
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), o funcionamento das forças de segurança e da Defesa Civil se dará da seguinte forma no feriado:
⇔ A Polícia Militar (PMDF) funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, de forma ininterrupta, incluindo finais de semana e feriados. A instituição estará com esquema especial nos locais de realização de eventos e encontra-se pronta para responder aos chamados e pode ser acionada a qualquer momento através do número 190;
⇔ Da Polícia Civil (PCDF),todas as delegacias circunscricionais do DF funcionam em regime de plantão ininterrupto de 24h, assim como as delegacias de Atendimento à Mulher (Deam I e II) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II);
A instituição também disponibiliza quatro canais de atendimento para registro de ocorrências:
⇒ Denúncia online: (https://is.gd/obhveF);
⇒ e-mail: denuncia197@pcdf.df.gov.br;
⇒ Telefone: 197, opção 0 (zero);
⇒WhatsApp: (61) 98626-1197.
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) opera ininterruptamente para atender emergências. O contato pode ser feito pelo telefone 193. Já os serviços de expediente administrativo interno não funcionam durante o feriado.
Na Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Sudec), o atendimento será em regime de plantão. A Defesa Civil mantém equipes de agentes nesse mesmo esquema, durante 24 horas. Em caso de qualquer intercorrência, o cidadão pode acionar pelos telefones 193 ou 199.
A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) funcionará por meio do Núcleo de Assistência Jurídica do plantão. O funcionamento é 24 horas apenas para atendimentos urgentes, podendo ser realizado de forma presencial ou pelos canais digitais.
*Com informações da Agência Brasília