Um soldado de 19 anos morreu e outro ficou ferido após uma árvore cair em frente ao quartel da Polícia do Exército, no Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília.
O incidente ocorreu durante uma forte chuva na tarde de sexta-feira (11), por volta das 18h.
As vítimas estavam baixando a bandeira do Brasil quando a árvore de aproximadamente 10 metros despencou. Segundo o Comando Militar do Planalto (CMP), Iury Araújo Azevedo, soldado, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.
O outro militar foi imediatamente socorrido e encaminhado ao Hospital das Forças Armadas (HFA). De acordo com as autoridades, ele não corre risco de morte e permanece em recuperação.
O Batalhão de Polícia do Exército informou que instaurará um Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar as causas do acidente.
As autoridades pretendem apurar se houve falhas na manutenção da área ou outros fatores que possam ter contribuído para a queda da árvore.
Velório e sepultamento
O velório de Iury Araújo Azevedo está marcado para este domingo (13), às 13h30, no cemitério Campo da Esperança do Gama, onde familiares e amigos poderão prestar suas homenagens ao jovem soldado.
O sepultamento acontecerá às 16h (horário de Brasília).
Nota do Comando Militar do Planalto
“O Comando Militar do Planalto informa, com profundo pesar, que nesta sexta-feira (11), o Soldado Iury Araújo Azevedo veio a óbito devido a um trágico acidente no quartel do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, localizado no Setor Militar Urbano (SMU), envolvendo a queda de uma árvore que atingiu dois militares do Exército Brasileiro.
Infelizmente, o Soldado Iury Araújo Azevedo faleceu no local. Outro militar ficou ferido, sendo prontamente socorrido e evacuado ao Hospital das Forças Armadas (HFA), onde permanece fora de risco.
O Soldado Iury era um militar exemplar, que serviu ao Exército Brasileiro com bravura e dedicação. Sua perda é irreparável para sua família, amigos e companheiros de farda.
O Batalhão de Polícia do Exército instaurará um Inquérito Policial Militar para averiguar as circunstâncias do acidente.
O Exército Brasileiro está prestando todo o apoio necessário aos familiares das vítimas e expressa suas sinceras condolências”.
Chuvas intensas causam estragos no DF
A tempestade que atingiu o Distrito Federal na sexta-feira (11) causou diversos danos. Várias árvores caíram, um muro desabou, e alagamentos foram registrados em diferentes áreas da cidade.
A forte chuva também provocou vazamentos em prédios e bloqueou vias devido ao acúmulo de água.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta amarelo para a região, prevendo chuvas intensas com precipitação entre 20 e 50 mm/dia, além de ventos que poderiam alcançar velocidades entre 40 e 60 km/h. O alerta foi mantido até o meio-dia de sábado (12).
Manutenção de árvores
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) declarou que a responsabilidade pela manutenção das árvores na área dos quartéis militares não é de sua alçada.
No entanto, a empresa está em contato com o Exército para organizar uma força-tarefa que avaliará e, se necessário, executará serviços de manutenção nas áreas internas dos quartéis.
A Novacap afirmou que realiza a poda preventiva de árvores ao longo do ano para minimizar riscos de queda durante tempestades.