Ícone do site Portal Norte

Governo já resgatou 1.105 pessoas e 14 pets do Líbano

Quinto voo de repatriação de brasileiros e familiares do Líbano chegou à Base Aérea de SP nesta segunda-feira (14). Foto: FAB

Quinto voo de repatriação de brasileiros e familiares do Líbano chegou à Base Aérea de SP nesta segunda-feira (14). Foto: FAB

A Operação Raízes do Cedro, do Governo Federal já resgatou 1.105 passageiros e 14 pets da zona de conflito do Líbano.

A Operação teve início em 2 de outubro.

Nesta segunda-feira (14), aterrissou o quinto voo de repatriação de brasileiros e familiares da região. A bordo da aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), 220 passageiros, incluindo dez crianças de colo, e dois animais domésticos.

Os passageiros contam com o acolhimento de profissionais a serviço do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Força Nacional do SUS, Ministério da Saúde, da Polícia Federal e da Receita Federal.

Além disso, a força-tarefa de acolhimento conta com a presença do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que auxilia no controle e identificação dos recém-chegados.

Adicionalmente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) faz o suporte logístico humanitário em traslados terrestres da base aérea até as residências das pessoas que moram em São Paulo ou em abrigos temporários.

Histórico resgate no Líbano

O primeiro voo de repatriação chegou ao Brasil no último domingo, 6 de outubro. O grupo com 229 passageiros e três pets foi acolhido e recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula reforçou que o país seguirá com os esforços para trazer todos os brasileiros e familiares que necessitarem.

Posteriormente, no dia 8, um novo voo da operação trouxe até São Paulo 227 passageiros e mais quatro animais domésticos.

Em seguida, no dia 10, uma terceira escala chegou com 218 passageiros e cinco pets.

Por fim, a quarta escala desembarcou no sábado, 12 de outubro, com 211 passageiros.

Sair da versão mobile