Cerca de 1.942 municípios foram afetados por eventos climáticos extremos em 2024. É o que afirmou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, nesta quarta-feira (16).
Ela ainda destacou que somente o Rio Grande do Sul não foi atingido pela seca histórica. O estado, porém, sofreu com grandes enchentes.
A declaração foi dada em depoimento na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, onde a ministra foi convidada a dar esclarecimentos sobre as queimadas que atingiram todo o Brasil.
Durante o debate, Marina destacou que o governo federal estuda medidas para implementar uma estratégia nacional de enfrentamento a eventos climáticos extremos, além de um conselho nacional de segurança climática.
Segundo ela, é necessário pensar na governança contra as mudanças climáticas como um “sistema” organizado no plano federal, estadual e municipal.
Ela também defendeu a importância de um conselho técnico-científico capaz de fazer a integração de dados de institutos ambientais e dar suporte e orientação ao governo federal, estados e empresas sobre como enfrentar as mudanças climáticas.