Nesta quarta-feira (16), o ministério de Minas e Energia afirmou que não vai ter horário de verão em 2024.

O ministro Alexandre Silveira explicou que a situação dos reservatórios de água não necessita dessa mudança, que adianta os relógios em uma hora.

“O Comite se reuniu 10 vezes para discuir efetividade e imprescindibilidade da decretação do horário de verao e hoje chegmos a conclusão que não há nescessidade de decretação do horário de verão para esse verão”, disse o ministro.

Ele fez essa declaração logo após reunião com os diretores do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), durante coletiva de imprensa.

“Estamos seguros em relação à nossa energia e começando a entender melhor a nossa situação hídrica”, garantiu o ministro.

Anteriormente, o governo federal já havia anunciado que o horário de verão só ocorreria em 2024 se o ONS comprovasse a necessidade da medida.

O horário de verão, que adianta os relógios em uma hora é usado em vários países para aproveitar melhor a luz do sol e reduzir o consumo de energia elétrica.

Suspensa desde 2019 no Brasil, o horário de verão voltou à discussão neste ano.

No entanto, não pela sua eficácia em economizar energia, mas como uma alternativa para aproveitar a geração de energia solar, reduzindo o acionamento de termelétricas.

No X, Silveira fez um post: