Ivonildo Joaquim dos Santos foi condenado pelo Tribunal do Júri de Taguatinga a 40 anos de prisão por matar a ex-mulher na frente do filho adolescente dela.
O crime ocorreu no dia 22 de abril de 2023, ao lado do quiosque onde ela trabalhava, em frente à Feira dos Goianos, na Avenida Hélio Prates, em Taguatinga Norte.
Ele também foi condenado por violação de domicílio e descumprimento de medidas protetivas.
De acordo com a denúncia, o homem e a vítima mantiveram um relacionamento amoroso por cerca de três anos, marcado por agressões e ameaças, motivo pelo qual a vítima terminou a relação em março de 2023.
No dia do assassinato, Ivonildo dirigiu-se até o quiosque em que ela trabalhava, esfaqueou a ex-companheira e jogou álcool no rapaz, que tentou impedir a morte da mãe.
O homem ainda teria ainda invadido a casa da mulher dias antes do crime. Para os jurados, o feminicídio foi praticado por “motivo torpe”: a não aceitação do término de relacionamento.
Segundo o juiz, Ivonildo apresenta personalidade fria, insensível e violenta. “Após praticar o crime, mostrou comportamento insensível, sem qualquer remorso ou arrependimento”, destacou ele, que citou um vídeo gravado na ocasião em que ele afirma que a vítima “mereceu”.
O juiz ainda ressaltou que o crime foi agravado pelo fato dele ter ameaçado uma “terceira pessoa que compareceu ao local e ateou álcool contra o filho da vítima, visando a incendiá-lo”. Ivonildo não poderá recorrer à sentença em liberdade.