Ícone do site Portal Norte

Governo do DF anuncia ações para minimizar impactos das chuvas

Governo do DF anuncia ações para minimizar impactos das chuvas

Governo do DF anuncia ações para minimizar impactos das chuvas. Foto - Toninho Tavares/ Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) vai implementar ações para enfrentar e minimizar os impactos das chuvas em todas as regiões administrativas do DF.

Durante o período chuvoso, alagamentos, queda de árvores e outros transtornos são mais recorrentes, principalmente na região do Plano Piloto.

A principal medida do governo é a implantação de uma sala de monitoramento para identificar de forma mais ágil incidentes em obras e em pontos críticos da cidade.

O anúncio da novidade foi feito durante coletiva de imprensa, que contou com a presença do secretário de comunicação, Weligton Moraes, o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, o presidente da Novacap, Fernando Leite, e o diretor técnico da Terracap, Hamilton Lourenço.

Equipes dos órgãos do governo e também dos contratos em execução estarão de prontidão com 12 caminhões hidrojatos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e equipamentos das empresas responsáveis pelas obras.

O grupo vai atuar na desobstrução das bocas de lobos e escoamento das águas das chuvas em possíveis incidentes.

Para o próximo ano já está prevista a aquisição de 20 novos veículos para atuarem no período chuvoso.

O serviço de monitoramento funciona na sede da Novacap no Centro de Gestão Integrada (CGI) e reúne informações das obras e dos serviços de manutenção.

“A sala de monitoramento foi pensada, principalmente, para as obras em andamento. Várias ainda têm trechos que não estão pavimentados e o sistema de drenagem vai trazer um pouco mais de alívio com relação à questão de alagamento, mas por não estar pavimentado, vai continuar a lama e alguns pontos de atolamento. Isso vai possibilitar que a gente consiga identificar e ter uma aplicação imediata de ações do governo”, explicou o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.

Durante o período de estiagem, o governo intensificou os trabalhos de limpeza das bocas de lobo, quando mais de 77 mil toneladas de entulho foram retiradas.

Drenagem

Também está sendo feito um serviço para ampliar e modernizar a rede de drenagem da cidade, que além de ser antiga, não tem conseguido conter os problemas gerados pelas mudanças climáticas.

Entre as ações estão o programa Drenar DF, que será responsável pelo escoamento e captação de águas pluviais das quadras iniciais da Asa Norte e pela execução de obras de infraestrutura.

Com diversas obras em execução, o Distrito Federal conta com alguns serviços de drenagem ainda em andamento.

“Temos um prazo a ser cumprido pelos contratos e, infelizmente, não dá para fazer só no período da estiagem. Não podemos simplesmente parar toda a cidade para executar obras em todos os pontos da cidade. É preciso permitir que a cidade continue funcionando e fazendo essas obras de drenagem e captação das águas das chuvas”, avaliou Valter Casimiro.

Há obras de drenagem em execução localizadas no Sol Nascente, Vicente Pires, SOF Sul e Arniqueiras.

A Novacap investiu R$ 15 milhões para substituir e fazer a manutenção de toda a rede de drenagem das 16 das tesourinhas das asas Norte e Sul e dos acessos das entrequadras.

*Com informações da Agência Brasília

Sair da versão mobile