Após recorde histórico de estiagem, Brasília está enfrentando um cenário oposto nos últimos dias com a chegada da primavera.
Em 23 dias de outubro, o Distrito Federal acumulou 236.4 milímetros (mm) de chuva no Plano Piloto e superou em 67% o total esperado para todo o mês.
Somente na terça (22), choveu mais de 43,8 mm na Estação Meteorológica do Plano Piloto. A média de chuva normal para o mês de outubro em Brasília é de 141,8 mm.
Nesta quarta-feira (23) houve registro de chuvas fortes em alguns pontos do DF. A temperatura mínima registrada pelo Inmet foi de 18°C, podendo chegar aos 31°C. A umidade do ar deve variar entre 95% e 50%.
Segundo o meteorologista Olívio Bahia, o recorde no volume das chuvas se deve à variabilidade anual, ou seja, a média do que costuma chover. “Na região central de Brasília é onde choveu mais. Esse ano está sendo mais chuvoso do que o ano passado em outubro”, afirma.
É comum que o período chuvoso comece em outubro e termine no mês de abril. Mas neste ano, o comportamento das chuvas está um pouco diferente. Para Olívio, essa mudança pode ter relação com o período “atípico” enfrentado neste ano, com temperaturas mais altas e clima seco.
Ele explica que as precipitações ocorrem por conta da circulação dos ventos que desloca a umidade para determinadas regiões, formando as chuvas. “Nesta época do ano, os ventos trazem umidade para o Brasil como um todo. Então, tem calor e umidade – combinação prefeita para a formação de nuvens, e consequentemente, temporais”, avalia o metereologista.
Fenômeno climático
Para completar esse cenário, o Distrito Federal será uma das áreas do país atingidas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
O fenômeno, caracterizado por uma extensa faixa de nuvens de chuva, deve atingir o país a partir da quinta-feira (24) e permanecer estacionada até sábado (26/10).
De acordo com o Inmet, a zona é resultado de uma frente fria que avança pelo Oceano Atlântico, entre as regiões Sul e Sudeste do país.
Na terça, a Defesa Civil do DF publicou um alerta de chuvas intensas. O órgão pediu que os moradores aumentassem a distância entre carros no trânsito e evitassem pontos de alagamento.
Veja quantidade já registrada em todas as estações do DF:
Sudoeste (Plano Piloto) – 236.4 mm de chuva – o total superou em 67%
Águas Emendadas – 118.8 mm – representa 87% do esperado
Gama – 116.4 mm – representa 82% do esperado
Paranoá – 113.6 mm – representa 80% do esperado
Brazlândia – 74.6mm – representa 53% do esperado