Ícone do site Portal Norte

Governo do DF não vai cobrar novo DPVAT para ‘evitar custos adicionais’ aos motoristas

Governo do DF não vai cobrar novo DPVAT para 'evitar custos adicionais' aos motoristas

Governo do DF não vai cobrar novo DPVAT no DF para 'evitar custos adicionais' aos motoristas. Foto - Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O governo do Distrito Federal anunciou que não vai cobrar o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), antes conhecido como DPVAT.

O governador Ibaneis Rocha afirmou em sua conta oficial no X que não vai implementar a mudança na tributação aos moradores do DF.

“No DF, optamos por não implementar a cobrança do novo DPVAT, que vai entrar em vigor a partir de 2025. O objetivo do nosso governo é priorizar o bem-estar da população e evitar custos adicionais que possam impactar o bolso das famílias”, justificou Ibaneis, nas redes sociais.

A medida foi encaminhada ao Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). O estado segue caminho diferente da decisão nacional.

Em maio deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que determina a volta da cobrança do seguro, que cobre indenizações por morte, por invalidez permanente, total ou parcial, além de reembolso de despesas com assistência médica, serviços funerários e reabilitação profissional de vítimas.

A norma prevê que caberá aos estados e ao DF fechar convênio com o governo federal para cobrar o valor do seguro obrigatório de donos de carros e motos, em conjunto com a taxa de licenciamento anual de veículo ou com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Além do Distrito Federal, Minas Gerais e Santa Catarina também se recusaram a fazer a cobrança do imposto.

Sair da versão mobile