Ícone do site Portal Norte

Ibaneis lamenta morte de Vladimir Carvalho em Brasília: ‘referência no cinema brasileiro’

Ibaneis lamenta morte de Vladimir Carvalho em Brasília: 'referência no cinema brasileiro'

Ibaneis lamenta morte de Vladimir Carvalho em Brasília: 'referência no cinema brasileiro'. Foto - José Cruz/ Agência Brasil

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, lamentou a morte do cineasta Vladimir Carvalho ,nesta quinta (24), e declarou luto oficial de três dias.

“Referência do cinema brasileiro, o professor Vladimir de Carvalho dedicou sua arte para denunciar injustiças e dar voz aos desassistidos numa época de censura e de perseguição política”, destacou o governador, em nota oficial.

Confira a íntegra da nota do governador:

“Referência do cinema brasileiro, o professor Vladimir de Carvalho dedicou sua arte para denunciar injustiças e dar voz aos desassistidos numa época de censura e de perseguição política. Contribuiu para mudar a linguagem cinematográfica brasileira, formou uma geração de aguerridos cineastas, levou e enobreceu o nome de Brasília no cenário cultural internacional. Que Deus receba seu espírito e conforte os familiares e amigos”.

Aos 89 anos, Vladimir sofreu um infarto e não resistiu. Vladimir estava internado em tratamento para hemodiálise, após os rins pararam de funcionar.

O cineasta nasceu em Itabaiana, na Paraíba. Quando se mudou para a capital, ele foi professor da Universidade de Brasília (UnB) por mais de 20 anos, sendo um dos fundadores do curso de cinema da instituição.

Em 2012, Vladimir ganhou o título de professor emérito da UnB. Ele também fundou a Associação Brasileira de Documentaristas e, em 1994, criou a Fundação Cinememória, que abriga o acervo do artista.

Sair da versão mobile