Ícone do site Portal Norte

Ícone do cinema nacional e brasiliense, Vladimir Carvalho morre aos 89 anos

Ícone do cinema nacional e brasiliense, Vladimir Carvalho morre aos 89 anos

Ícone do cinema nacional e brasiliense, Vladimir Carvalho morre aos 89 anos. Foto - Roberto Fleury/UnB Agência

Uma das principais referências do cinema brasileiro, o cineasta Vladimir Carvalho, morreu na manhã desta quinta-feira (24) em um hospital de Brasília.

Aos 89 anos, ele sofreu um infarto e não resistiu. Vladimir estava internado em tratamento para hemodiálise, após os rins pararam de funcionar.

O cineasta nasceu em Itabaiana, na Paraíba. Quando se mudou para a capital, ele foi professor da Universidade de Brasília (UnB) por mais de 20 anos, sendo um dos fundadores do curso de cinema da instituição.

Em 2012, Vladimir ganhou o título de professor emérito da UnB. Ele também fundou a Associação Brasileira de Documentaristas e, em 1994, criou a Fundação Cinememória, que abriga o acervo do artista.

Entre as mais de 20 obras de destaque sobre política e história nacional estão “O País de São Saruê”, de 1971; “Conterrâneos velhos de guerra, de 1991”; e “Barra 68”, de 2000.

Como acadêmico e docente, Vladimir encarou o desafio de ensinar cinema durante a ditadura militar, viu o curso ser fechado pela repressão e viveu o período da redemocratização.

Sair da versão mobile