O presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira (PP-AL), deve anunciar formalmente nesta terça-feira (29) apoio ao seu sucessor, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). Desde agosto, o anúncio é adiado.
Arthur Lira assumiu o poder em 2021, foi reeleito e lidera a Câmara durante quatro anos.
Lira já havia sinalizado que faria o anúncio após o 2º turno das eleições municipais: “o 2º turno vai passar, a gente vai esperar o resultado das eleições e aí a gente se posiciona”.
Além disso, o partido Republicanos deve oficializar a candidatura do deputado também nesta terça-feira na sede do partido, em Brasília.
Ao escolher Motta como candidato à sucessão, Lira disse que o deputado é capaz de atrair maior consenso entre os parlamentares
No entanto, os candidatos Elmar Nascimento (União Brasil-BA), antes favorito de Lira, e Antonio Brito (PSD-BA) também estão na disputa.
A disputa pela sucessão de Arthur Lira ocorrerá em fevereiro de 2025.
Hugo Motta, que é líder da legenda na Casa, se reuniu com a bancada do PT em outubro e prometeu diálogo permanente com o governo Lula.
Além disso, em outras reuniões, ele tem intensificado o diálogo individualmente com deputados e presidentes de partidos, para consolidar o apoio.
Por fim, Hugo Motta foi o deputado federal mais votado na Paraíba, reeleito para o 4° mandato. Ele também preside o Republicanos no estado e é vice-presidente Nacional da legenda.