No Dia de Finados, comemorado no próximo sábado (2), os horários de visitação e atendimento ao público serão estendidos.

Os cemitérios da Asa Sul, Brazlândia, Gama, Planaltina, Taguatinga e Sobradinho serão aberto às 7h e a entrada de visitantes será permitida até às 18h.

O encerramento das atividades ocorrerá às 19h. Nos demais dias, inclusive em outros feriados e nos fins de semana, o horário de funcionamento dos cemitérios é das 8 às 18h.

Velórios e sepultamentos ocorrerão normalmente no dia 2 de novembro. Representantes de diversas religiões estarão nos cemitérios com programações próprias. A Arquidiocese de Brasília, por exemplo, realizará missas nos seis cemitérios do DF.

A entrada de pedestres será livre pelo portão principal de cada cemitério. Todas as entradas estarão sinalizadas e serão fiscalizadas pelos órgãos de trânsito.

No cemitério Campo da Esperança (Asa Sul) serão liberados três portões: o principal, ao lado do templo da LBV; o do Parque da Cidade, em frente ao Estacionamento 6; e o que fica virado para o Setor Policial, próximo ao ponto de ônibus.

Veja mais mudanças:

Acesso de veículos

  • Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho: somente será permitida a entrada de veículos com autorização de vaga especial para idoso, pessoa com deficiência ou pessoa autista emitida pelo Detran-DF.
  • Planaltina e Brazlândia: não será permitida a entrada de veículos.

Vale destacar que a autorização de vaga especial é a mesma usada em todos os estacionamentos públicos e particulares.

Já a entrada de veículos de imprensa será liberada pela Secretaria de Justiça. Não serão admitidos caminhões ou vans para não comprometer os espaços para estacionamento.

Atendimento ao público

Todos os cemitérios aumentarão o número de terminais e de atendentes no feriado. Serão 17 terminais e 27 atendentes extras para reforçar o trabalho, além de 170 funcionários da empresa, que permanecerão nos cemitérios durante todo o dia.

Transporte interno

A empresa concessionária oferecerá transporte interno gratuito nos quatro maiores cemitérios do DF: Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho.

O serviço funcionará durante todo o dia. O intervalo entre uma viagem e outra de van será em média de 15 minutos, com ponto de partida na entrada principal.

Segurança

A equipe de segurança particular que presta serviço à concessionária será reforçada dentro dos cemitérios. Na área externa, a segurança será feita pela Polícia Militar.

No Dia de Finados, a Campo da Esperança Serviços contará ainda com o apoio da Secretaria da Segurança Pública, da Secretaria de Justiça, do DF Legal, das administrações regionais, da Polícia Civil, do Detran-DF, do DER-DF e do Corpo de Bombeiros.

Não será permitida a presença de vendedores ambulantes no interior dos cemitérios. A responsabilidade pela segurança, pelo trânsito e pela fiscalização é dos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).