O Governo Federal vai pagar R$ 200 para quem comparecer aos dois dias de provas do Enem, desde que o participante esteja inscrito no programa Pé-de-Meia.
Com isso, o governo busca reduzir as ausências no exame. Em 2023, a taxa de abstenção foi de 28,1% e em 2021 bateu o recorde com 55%.
Segundo o Executivo Federal, o dinheiro será depositado na conta-poupança onde o aluno já recebe os demais valores do programa.
Além disso, o valor será depositado entre 23 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025. Os estudantes poderão movimentar o dinheiro pelo aplicativo CAIXA Tem.
No entanto, os alunos menores de 18 anos precisam que o responsável legal autorize o saque ou a movimentação do dinheiro.
Enem 2024
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.
Além disso, é principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
O exame do Enem 2024 ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro, com mais de 5 milhões de inscritos. As provas começam às 13h30, seguindo o horário de Brasília e têm duração de 5 h30 no primeiro dia e 4h30 no segundo.
Como os portões fecham 30 minutos antes, é crucial chegar cedo.
Para verificar o local de prova, o aluno deve acessar a página do participante no site do Enem, fazer login com a conta gov.br e consultar o cartão de confirmação.