Ícone do site Portal Norte

Ministros comemoram segunda menor taxa de desemprego da história do Brasil

Ministros comemoram segunda menor taxa de desemprego da história do Brasil

Ministros comemoram segunda menor taxa de desemprego da história do Brasil. Foto - Reprodução/ Agência Brasília

Os ministros do governo Lula comemoraram o novo recorde do Brasil: o registro da segunda menor taxa de desemprego desde o início da série histórica e a menor já registrada em um terceiro trimestre.

É o que mostra a pesquisa apresentada nesta quinta (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), a taxa de desemprego caiu para 6,4% no trimestre móvel encerrado em setembro.

Em números absolutos, sete milhões de pessoas estão sem emprego no país. O recuo foi de 7,2% em relação ao trimestre anterior, e de 15,8% na comparação com 2023.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ressaltou a queda positiva do desemprego em publicação no X. “Atingimos o menor nível de desemprego da série histórica, para o período. Estabilidade econômica com justiça social”, escreveu.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, também celebrou o marco na rede social. “São mais famílias empregadas, mais renda e crescimento para o país! Isso é fruto de trabalho árduo da equipe econômica e de todo o governo federal. Prova de que estamos no caminho certo”, escreveu.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, é outro que fez um comentário no X, onde afirmou que o dado é “mais um número a comprovar o trabalho do governo pela geração de trabalho e oportunidades”.

Mais números

Ainda segundo o levantamento do IBGE, o país conta atualmente com 103 milhões ocupadas, um novo recorde da série histórica, crescendo em ambas as comparações: 1,2% no trimestre e 3,2% no ano.

Com isso, 58,4% das pessoas em idade de trabalhar no Brasil estão empregadas­ – o maior nível de ocupação para um trimestre encerrado em setembro.

Sair da versão mobile