Ícone do site Portal Norte

Dia de Finados: saiba quais as sepulturas mais visitadas no cemitério de Brasília

Dia de Finados: saiba quais as sepulturas mais visitadas no cemitério de Brasília

Dia de Finados: saiba quais as sepulturas mais visitadas no cemitério de Brasília. Foto - Reprodução/ Agência Brasília

No Dia de Finados, comemorado neste sábado (2), são esperadas mais de 600 mil pessoas nos cemitérios do Distrito Federal para prestar homenagens aos entes queridos enterrados ali.

Ao todo, há cerca de 560 mil pessoas sepultadas nos seis cemitérios do DF. O Portal Norte levantou quais as sepulturas que despertam mais interesses dos visitantes.

Autoridades políticas, vítimas de tragédias e pessoas envolvidas com a cultura da cidade estão entre as figuras que se destacam. Confira:

O ex-presidente da República morreu em 22 de agosto de 1976 após sofrer um acidente de trânsito. Embora tenha uma lápide no Campo da Esperança, o corpo de Juscelino Kubitscheck está atualmente no Memorial JK. Durante seu mandato, de 1956 a 1961, ele lançou o Plano de Metas – que tinha como lema “Cinquenta anos em cinco” – e foi responsável por uma das maiores obras do século XX, a construção de Brasília. No mesmo local está a sepultura da ex-primeira-dama Sarah Kubitschek e a da jornalista e política Márcia Kubitschek. As lápides das duas estão localizadas na ala dos pioneiros do Cemitério Campo da Esperança

Joaquim Roriz morreu no dia de setembro de 2018 por complicações de uma infecção pulmonar. Ele é um político conhecido na capital, por ter tido uma longa trajetória na política. Ele iniciou a carreira em 1962, quando foi eleito vereador de Luziânia (GO), cidade no entorno de Brasília. Mas já exerceu diversos cargos de poder: deputado estadual, federal, prefeito interventor de Goiânia, vice-governador de Goiás, senador e foi três vezes eleito governador do DF.

Ana Lídia ficou conhecida na cidade após ser sequestrada e assassinada, crimes cometidos no Brasil em setembro de 1973. Ela está sepultada no Cemitério Campo da Esperança em Brasília. Ela tinha 7 anos quando a sequestraram do Colégio Madre Carmen Sallés, onde foi deixada por um amigo dos pais. A menina foi torturada, estuprada e morta por asfixia.

Marco Maciel morreu em 12 de junho de 2021, aos oitenta anos de idade, por complicações da Covid-19. Ele teve uma longa trajetória na política, ocupando cargos de governador, ministro, presidente da Câmara dos Deputados, senador e vice-presidente da República.

Dulcina de Moraes faleceu durante uma cirurgia de diverticulite em 29 de agosto de 1996. Ela está sepultada no Cemitério Campo da Esperança do Plano Piloto em Brasília e foi uma atriz de teatro brasileira. Ela estreou como protagonista aos 15 anos na peça Lua Cheia, sendo apontada como uma verdadeira revelação. Ela criou a Fundação Brasileira de Teatro, FBT, depois transformada na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, em Brasília.

Bernardo Sayão morreu em 15 de janeiro de 1959 após ter o barracão onde estava atingido por uma árvore, quando acompanhava obras na cidade. Engenheiro agrônomo e político, Bernardo Sayão Carvalho Araújo é um dos pioneiros da cidade. Foi encarregado pelo presidente Juscelino Kubitschek de construir o trecho norte da Transbrasiliana (Belém-Brasília).

Funcionamento

Neste sábado (2), os cemitérios terão mudanças no funcionamento, como horários de visitação e atendimento ao público estendidos.

Nesses locais, a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) também vai oferecer atendimentos com psicólogos, orientações e serviços de ouvidoria em tendas ao lado das administrações.

As unidades seguirão com os portões abertos das 7h às 19h. Também serão disponibilizadas vans para circulação nos cemitérios da Asa Sul, do Gama, de Taguatinga e de Sobradinho.

“A Sejus vai reforçar o trabalho de acolhimento aos familiares e amigos que vierem aos cemitérios no Dia de Finados para prestar uma homenagem aos entes queridos. Para isso, está sendo preparada uma grande estrutura e logística para atendimento aos visitantes. É fundamental que a população do Distrito Federal se sinta protegida, acolhida e respeitada neste dia tão emotivo”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Neste fim de semana, o transporte público coletivo do DF também será reforçado com uma operação especial em razão do Dia de Finados e da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os seis cemitérios do Distrito Federal vão funcionar das 7 às 19h. Confira abaixo os endereços:

Sair da versão mobile